terça-feira, 6 de outubro de 2009

HCM: FASE 2!

Em novembro começará a FASE 2 do 1º CURSO DE HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL no MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA. As inscrições ocorrerão a partir do dia 22 de outubro.

Os quatro novos módulos, com quatro novos professores, serão os seguintes:

Módulo Cinema Clássico: busca entender como se formou a tradição clássica hollywoodiana e de outros países. Que aspectos ideológicos e de linguagem formataram esta tradição? O Cinema clássico ao redor do mundo: Howard Hawks nos EUA, Yasujiro Ozu no Japão, Jean Renoir na França, entre muitos outros. Gêneros clássicos: faroeste, filme noir, melodrama, etc. Seis aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 de novembro; 02 e 09 de dezembro. 08h-12h.

Professor: Ulisses de Freitas é jornalista, especializado em assuntos culturais. Escreveu críticas de cinema para o Correio Braziliense e para o site Candango, onde é editor. Participou da organização, programação e produção de mostras e festivais de cinema.

Módulo Cinema Moderno: a partir do neo-realismo italiano nos anos 40 e 50, o cinema dos anos 60 reinventa as vanguardas e radicaliza padrões estéticos e ideológicos precedentes. As “novas ondas”, chefiadas pelos franceses (Godard, Truffaut, Resnais), percorrem o mundo: Brasil (Glauber Rocha, Sganzerla), Itália (Fellini, Antonioni), Alemanha (Herzog, Wenders), entre outros. Seis aulas. Nas quintas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26 de novembro; 03 e 10 de dezembro. 08h-12h.

Professor: Anderson Melo é professor das áreas de cinema, literatura e
multimeios, atualmente desenvolve pesquisa de mestrado sobre a poética
cinematográfica de Federico Fellini.

Módulo Documentário Contemporâneo: as radicais transformações que o formato documental passou através dos anos e sua atual tendência a questionar o formato “clássico” e descobrir formas inusitadas de reavaliar o conceito de “documentar”. Quatro aulas. Dias 05, 12, 19 e 26 de novembro. 14h-18h.

Professor: Getsemane Silva é diretor, produtor e pesquisador de cinema. Realizou 8 documentários média-metragem nos modos observacionais e expositivos. É especialista em Documentário pela Universitat Autónoma de Barcelona. Foi produtor executivo de mais de 20 documentários para a TV Câmara, e é gerente de conteúdo e programação da mesma.

Módulo Cinema de Brasília: o percurso da linguagem cinematográfica na cidade, desde os primórdios até a bem-sucedida configuração como “pólo de cinema” e a criativa produção atual. Quatro aulas. Nas quartas-feiras, dias 04, 11, 18 e 25 de novembro. 14h-18h.

Professor: Fábio Crispim é mestre em Teoria Literária pela UnB, professor da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e do IESB. Tradutor de filmes, vem trabalhando, desde 2002, na área de traduções e legendagem eletrônica em diversos eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Internacional do Rio, o Festival Internacional de Brasília, entre outros.

---------

Em breve, mais informações sobre as inscrições.

Para os que concluíram os cursos da FASE 1, a produção do evento avisa que os CERTIFICADOS serão emitidos no final do ano, junto com os CERTIFICADOS DA FASE 2.


2 comentários:

  1. Gostaria imensamente de frequentar o curso; no entanto, meu horário de trabalho me impede. Com exceção do módulo "Cinema Documentário Contemporâneo", que se dará no horário entre 14h e 18h! É possível cursar um único módulo? São aceitas inscrições nessas condições? Atenciosamente, Sheila.

    ResponderExcluir
  2. É possível cursar um módulo apenas, sim! Cada módulo é um curso autônomo e os certificados serão concedidos por módulo.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!