sexta-feira, 17 de julho de 2009

INVENÇÃO DO CINEMA

Pessoal, vou postar alguns pequenos textos (de minha autoria) que resumem de alguma forma tópicos essenciais da história do cinema mudo; coisas que vimos nas aulas. O primeiro deles será este, que recapitula os aparelhos do séc. XIX e chega até o cinema de atrações.

O cinema foi inventado em várias localidades diferentes, e mais ou menos ao mesmo tempo. O século XIX viu surgirem, após o advento da fotografia na década de 1820, inúmeros aparelhos ópticos que tinham como função buscar efeitos de ilusão relacionados à imagem em movimento. Era assim, por exemplo, o quinetoscópio, inventado pela equipe de Thomas Edison. O aparelho exibia uma tira giratória com imagens simples, como dançarinas em movimento, que podiam ser vistas através de um pequeno visor.

A busca pela imagem em movimento que poderia ser projetada em uma tela prosseguiu naqueles anos pioneiros, em que a imagem fotográfica passava a se tornar um importante veículo de comunicação, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. A exibição pública e paga que os irmãos Lumière fizeram no Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895, em geral é considerada a data inaugural do cinema. Dois meses antes, porém, os alemães Max e Emil Skladanowsky já haviam feito projeções em Berlin. Edison também faria exibições nos Estados Unidos pouco depois.

O cinematógrafo, aparelho inventado pelos comerciantes de produtos fotográficos Louis e Auguste Lumière, porém, apresentava várias vantagens em relação às invenções semelhantes: era ao mesmo tempo câmera, projetor e copiador, além de ser mais leve e funcional e utilizar a velocidade de projeção de 16 quadros por segundo – padrão muito mais próximo do cinema atual.

A mecânica que possibilita o cinema analógico é simples: as imagens são captadas através de um processo fotoquímico e inscritas em uma fita de celulóide, suporte fotográfico flexível que permite ao filme deslizar sobre o projetor. Cada uma destas pequenas fotografias é um fotograma, e são necessários milhares de fotogramas projetados sequencialmente em uma velocidade determinada para que se possa exibir uma cena cinematográfica curta e criar a ilusão do cinema. Atualmente, os filmes são exibidos na velocidade de 24 fotogramas por segundo.

Os primeiros filmes, que datam de um período que se localiza mais ou menos entre as primeiras imagens (1894) até os preparativos para a constituição da narrativa cinematográfica padrão (1907) percorreram o caminho errante das experimentações e das artes populares que os precederam. Os filmes eram exibidos em teatros de variedades, para públicos de classe média interessados em todos os tipos de novidades e artes: lado a lado com os curtíssimos primeiros filmes, shows de dança, pequenas encenações, declamações de poesia e performances de todos os tipos eram realizadas nestes ambientes. Depois, o cinema passou também a ser exibido em feiras e circos, aumentando sua popularidade entre as classes operárias. Os filmes, conhecidos hoje como “cinema de atrações”, tinham mais a intenção de fascinar, maravilhar e entreter do que propriamente de narrar histórias. Números de mágica auxiliados por cortes cinematográficos, assim como historietas fantásticas, números cômicos, imagens de lugares exóticos e encenações de fatos importantes para a época eram muito populares.
Ciro I. Marcondes

----------------

Para aqueles que ainda não viram, aí está "Viagem à Lua", de Georges Meliès, que não mostrei em sala, mas é de fácil acesso:


6 comentários:

  1. preciso que me ajude a te para assistir o filme senhor dos navegantes pois mostra meu pai que era capoeirista

    ResponderExcluir
  2. LEGAL RETIREI A PESQUISEI E RETIREI ISSO PARA MEU TRABALHO

    ResponderExcluir
  3. gostei e muito interesante essa materia me ajudou muito no meu trablho.......... :)

    ResponderExcluir
  4. eu estava com dúvidas mais agora depois de ter lido esses comentários me facilitou, me ajudou no meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Boa essa apresentação da infância do cinema. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!