quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CINECLUBE FASE 2!

Todas as quintas, durante o período do curso. 20h.
Cabíria Café (413/14 Norte). Entrada Franca. Seguido de debate com os professores do curso e convidados. Pipoca, gentileza e bom humor = grátis também.


05/11: Pai e filha (Banshun). Japão. 1949. 108 min. Dir.: Yasujiro Ozu – Trabalho divisor de águas do mais importante cineasta clássico japonês, Pai e Filha conta a complexa relação entre uma filha já velha para casar, mas que precisa disso, e um pai que precisa dela para cuidar de si, mas precisa deixar a filha seguir seus passos. Filmes de raríssima delicadeza.



12/11: O Homem Que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valence). EUA. 1962. 119 min. Dir.: John Ford – Clássico crepuscular do faroeste, este filme projeta o gênero para a modernidade, fazendo uma revisão crítica das lendas e do imaginário que circundam o velho oeste. Utilizando dois dos expoentes máximos do gênero, John Wayne e James Stewart, Ford narra a história do senador que, anos após o ocorrido, resolve revelar a verdade sobre a morte do facínora Liberty Valence.




19/11: Jules e Jim (Jules et Jim). França. 1962. 104 min. Dir.: François Truffaut – Encabeçando as novas ondas cinematográficas que varreram o mundo nos anos 60, Truffaut, em seu segundo filme, retrata, com as charmosas particularidades de seu cinema, um curioso triângulo amoroso que se passa à época da primeira guerra mundial. Jules e Jim é considerado um dos maiores filmes de amor já realizados.



26/11: 8 ½. Itália. 1963. 145 min. Dir.: Federico Fellini – Famoso por seu teor autobiográfico, 8 ½ talvez seja a obra mais completa e inspirada de Fellini. Na pele do grande ator Marcello Mastroianni, o cineasta Guido vive uma crise de criatividade e existencial, passando a reexaminar suas vivências e seus conceitos, projetando uma intensa reflexão cinematográfica sobre a vida, a humanidade e as relações sociais.




03/12: Tarnation. EUA. 100 min. Dir.: Jonathan Caouette – Questionando com radicalidade os formatos documental ou ficcional, Tarnation começou a ser produzido quando Caouette tinha apenas 11 anos de idade. O filme, altamente polêmico, conta, através de filmagens caseiras e fotos de família, a complicada vida do próprio diretor, que cresceu sob os auspícios de uma problemática mãe esquizofrênica.



10/12: A Concepção. Brasil. 96 min. Dir.: José Eduardo Belmonte – Segundo filme de Belmonte, o mais consagrado diretor brasiliense da nova geração, A concepção traz, com fortes cargas de ironia e acidez, a história de um grupo de jovens que abdica de suas identidades para viver em prol de uma coletividade hedonista. Beirando o absurdo, Belmonte mostra com propriedade sua visão sobre a juventude brasiliense.






*sinopses críticas por Ciro Inácio Marcondes, professor e produtor do Curso História do Cinema Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!