quarta-feira, 27 de maio de 2009

1º CURSO HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL

A crescente cultura cinematográfica de Brasília ganha um evento muito importante para a sua consolidação. O curso História do Cinema Mundial fará uma imersão, durante quatro meses, nos diversos movimentos e tendências que transformaram a sétima arte desde seu período silencioso até as radicais experimentações contemporâneas. O Museu Nacional da República, local ideal para as aulas (porque acessível e central à população) sediará o projeto.

Dividido em oito módulos ministrados por pesquisadores, professores, cineastas e cinéfilos da cidade, a maioria de uma jovem e promissora geração, o curso tem como proposta recapitular aspectos importantes da história do cinema para formar e estabelecer bases para uma cultura cinematográfica sólida, que tem consciência das inúmeras variações do fenômeno audiovisual e de suas expressivas possibilidades comunicativas. O curso terá duas fases, que compreenderão os meses de junho/julho e novembro/dezembro de 2009.

É significativa a influência e a força da linguagem audiovisual no imaginário do século XX, e ainda mais neste incipiente século XXI. A conscientização a respeito do que significa e como se processa este fenômeno, assim como o reconhecimento de suas transformações ao longo do tempo, são fundamentais para que o cinema seja entendido como ferramenta de reflexão estética, política ou existencial. Saber “ler” o cinema desenvolve substancialmente a capacidade de “ler” o mundo contemporâneo.

Além das aulas, o Curso ainda contará com Cineclube gratuito e simultâneo ao período das aulas, com títulos relacionados ao conteúdo dos períodos do cinema abordados, sendo complementar aos alunos e uma oportunidade de diálogo com o público da cidade.

O curso será inteiramente gratuito e concederá certificados àqueles que completarem cada módulo, sendo que cada módulo funcionará como um curso autônomo, o que não impede os estudantes de se inscreverem em mais de um deles. As aulas terão quatro horas de duração e o número de aulas varia de acordo com o módulo.

Baixe a FICHA DE INSCRIÇÃO para a Fase 2 a partir do segundo semestre (inscrições encerradas para FASE 1) aqui no blog a partir de setembro e reenvie-a preenchida para cinemamundial@gmail.com

2 comentários:

Não deixe de comentar!