quarta-feira, 27 de maio de 2009

FASES, MÓDULOS E PROFESSORES

Fase 1 – junho/julho

Módulo 1 – Cinema Silencioso: investigará desde o chamado “cinema das origens”, no séc. XIX, até as grandes transformações operadas por cineastas revolucionários como Griffith, Eisenstein e Murnau, procurando entender a natureza própria da tela silenciosa.

Datas: 24/06, 01/07, 08/07, 15/07, 22/07, 29/07.
Período: 14-18h. Quarta à tarde, durante 6 semanas.

Professor: Ciro I. Marcondes é crítico e professor de Cinema pelo Unicesp (DF), e mestre em Literatura pela UnB. Traduziu a “A Narrativa Cinematográfica”, de Jost e Gaudreault. Publicou em sites como Cinequanon, Candango e SenhorF, e nas revistas Jungle Drums e Cerrados.

Módulo 2 – Cinema Contemporâneo: como o cinema de hoje procura alternativas para decodificar as complexas realidades nas quais estamos inseridos. Desde os filmes de super-heróis em Hollywood até os radicalismos estéticos do novo cinema oriental.

Datas: 25/06, 02/07, 09/07, 16/07, 23/07, 30/07.
Período: 14-18h. Quinta à tarde, durante 6 semanas.

Professor: Pablo Gonçalo é mestre em Comunicação pela UnB e professor de Cinema do IESB. Crítico de cinema, publicou no Correio Braziliense, Contracampo, Menemocine e Candango. É também diretor de cinema e foi curador da mostra Memórias do Subdesenvolvimento.

Módulo 3 – Documentário Clássico: a linguagem documental desde seus primórdios até a consolidação do padrão clássico, ordinal e referencial.

Datas: 01/07, 08/07, 15/07, 22/07.
Período: 8-12h. Quarta pela manhã, durante 4 semanas.

Professor: José Geraldo é formado em Cinema e mestrando em Comunicação, na linha de pesquisa Imagem e Som. Produziu vários curtas-metragens e outros produtos audiovisuais e escreveu, dirigiu e montou seu primeiro documentário – “Oiticica” - em 2005.

Módulo 4 – Poéticas Contemporâneas: como a videoarte e o cinema experimental contribuem para renovar a linguagem cinematográfica e propor desafios à consciência e ao imaginário audiovisual.

Datas: 02/07, 09/07, 16/07, 23/07.
Período: 08-12h. Quinta pela manhã, durante 4 semanas.

Professor: Polyanna Morgana é artista plástica e professora universitária. Atua nas áreas de performance, videoarte, instalação, intervenção urbana e desenho. É mestre em Artes pela Universidade de Brasília, onde também lecionou entre os anos de 2006-2008.

Fase 2 – novembro/dezembro

Módulo 5 – Cinema Clássico: busca entender como se formou a tradição clássica hollywoodiana e de outros países. Que aspectos ideológicos e de linguagem formataram esta tradição? O Cinema clássico ao redor do mundo: Howard Hawks nos EUA, Yasujiro Ozu no Japão, Jean Renoir na França, entre muitos outros. Gêneros clássicos: faroeste, filme noir, melodrama.

Seis aulas. Um mês e meio de duração.

Módulo 6 – Cinema Moderno: a partir do neo-realismo italiano nos anos 40 e 50, o cinema dos anos 60 reinventa as vanguardas e radicaliza padrões estéticos e ideológicos precedentes. As “novas ondas”, chefiadas pelos franceses (Godard, Truffaut, Resnais), percorrem o mundo: Brasil (Glauber Rocha, Sganzerla), Itália (Fellini, Antonioni), Alemanha (Herzog, Wenders), entre outros.

Seis aulas. Um mês e meio de duração.

Módulo 7 – Documentário Contemporâneo: as radicais transformações que o formato documental passou através dos anos e sua atual tendência a questionar o formato “clássico” e descobrir formas inusitadas de reavaliar o conceito de “documentar”.

Quatro aulas. Um mês de duração.

Módulo 8 – Cinema de Brasília: o percurso da linguagem cinematográfica na cidade, desde os primórdios até a bem-sucedida configuração como “pólo de cinema” e a criativa produção atual.

Quatro aulas. Um mês de duração.

3 comentários:

  1. Olá,
    só fiquei sabendo agora do curso. Gostaria de participar.
    Ainda posso me inscrever?
    Abs
    Maíra Carvalho (mairacfs@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de "reclamar" dos horários do curso: durante a semana à tarde? Não dá...

    ResponderExcluir
  3. eu me inscrevi... e gostaria de saber qual é o critério para ser chamado para fazer o curso?

    Tatiana Berioska

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!